[editar] Mito
Como na maioria dos mangás, Inuyasha recorre aos mitos para codificar sua mensagem. Neste caso, o mito em questão é o dito teológico, que relata os feitos de deuses e heróis. No Japão antigo, a religião original xintoísta era politeísta e animista, ou seja, havia vários deuses superiores e espíritos para as forças da natureza, bem como demônios e outros seres maléficos. Com relação à vida após a morte, havia a crença na imortalidade da alma e no seu julgamento, que levava ao inferno ou a um lugar paradisíaco até o momento da reencarnação. Todo esse substrato de lendas e mitos permanece no imaginário japonês e é largamente utilizado em Inuyasha (Meireles, 2001).
[editar] O herói
O personagem Inuyasha é o arquétipo do herói. Forte, valente, presente nas principais batalhas contra a Sombra (arquétipo representativo de tudo o que é tenebroso e moralmente inaceitável), representada por Naraku. É motivado por ideais de justiça e coragem, mas também por vingança. Mas seu desejo de vingança não é egoísta: ele o faz por Kikyou. Além de vingar o que Naraku faz a ela, Inuyasha procura também, dessa maneira, evitar que ela continue lutando (desejo que ele não consegue tornar realidade, para sua angústia). Seu amor em relação a Kikyou faz dele um herói ainda mais típico, já que ela é parte da origem de sua força para vencer o Mal.
A participação feminina na vida de Inuyasha não termina com Kikyou. Há também a importante presença de Kagome. As duas poderiam ser interpretadas como a anima de Inuyasha.
[editar] Relações humanas
As relações entre os personagens, ao contrário de muitas histórias (ocidentais e orientais), são bastante realistas, principalmente no que tange ao amor. O amor romântico não aparece no decorrer do mangá; as relações amorosas entre os personagens são mais facilmente identificáveis na vida real. Vejamos alguns exemplos:
Inuyasha e Kikyou: se amam profundamente; o final trágico de seu caso amoroso chega até a lembrar o ideal romântico (se não é possível viver com o ser amado, a morte é preferível à vida). A idealização que Inuyasha faz de Kikyou poderia ser confundida com uma característica do ideal romântico, mas ele apenas age como uma pessoa apaixonada que não quer enxergar a realidade. Além disso, a falta de confiança plena um no outro também vai contra o idealismo do amor romântico.
Miroku e Sango: apesar de Miroku ser bem claro em relação a seus sentimentos por sango, nem por isso deixa de ser mulherengo isso e verdade.
Inuyasha e Kagome: relação que ora aparenta ser amorosa por parte dos dois, ora aparenta ser amorosa apenas por parte de Kagome. Kagome o ama com todas as suas forças, mas nem por isso deixa de enxergar seus defeitos e não suporta a idéia de que ele pode ainda sentir alguma atração por Kikyou. É interessante notar o que Kagome tem em mente como ideal masculino: o típico herói romântico, o qual é o oposto de Inuyasha, por quem ela se apaixona. Ela aprende que seu herói dos sonhos não existe e quão árduo é construir um relacionamento e que este nunca será perfeito, porém nem por isso menos belo.E é entre os dois que acontecem as cenas mais românticas do anime e engraçadas.
Inuyasha, Kikyou e Kagome: o triângulo amoroso da história. Mostra toda a dificuldade existente no relacionamento entre homens e mulheres e o quanto o passado pode atrapalhar uma relação atual. A indecisão de Inuyasha vai na contra-mão do ideal romântico e se assemelha bem a dúvidas e angústias humanas. O relacionamento homem e mulher é bem mais complexo do que sugerem os contos de fadas. Uma pessoa é capaz de se envolver com outra sem ter esquecido totalmente o amor que sentia por um antigo amante. Relacionamentos profundos deixam marcas difícies de serem apagadas; quanto maior o compromisso assumido entre duas pessoas, mais complicada é sua separação.
Outros tipos de relações e representações em Inuyasha:
Sesshoumaru: este personagem ilustra o crescimento pessoal. Enquanto crianças e adolescentes, achamos que o mundo gira a nossa volta; na idade adulta, constatamos que a vida não é assim, mas temos que arcar com nossas responsabilidades, o mais independente possível. De certa forma, Sesshoumaru passou de um menino mimado e egoísta, no início do mangá, para um homem orgulhoso de si que não precisa ficar na sombra do pai; é capaz de arcar com suas responsabildiades contando com sua própria força.
Inuyasha: teve que amadurecer ao longo da série, tal como o irmão. Mas Inuyasha representa mais os adolescentes, fortes e donos de si exteriormente, mas inseguros por dentro e por fora.